sábado, 11 de janeiro de 2014

MINHA VISÃO SOBRE ESTUDOS PARA CONCURSOS


A maior parte dos estudantes subvalorizam o seu potencial de aprendizado. Estudam de forma desorientada, desprovida de qualquer método adequado ou mesmo não conseguem manter uma rotina de estudos.

Ao longo dos meus 14 anos de ensino (para reforço escolar, vestibulares e concursos), acompanhei estudantes com as mais diversas características. Posso assegurar que dentre os mais bem sucedidos, há algo em comum: um desejo absurdo de obter a aprovação.
Tal desejo faz surgir um conjunto de condições que levam o estudante a conquistar o resultado desejado!

Quando o estudante almeja a aprovação de forma que isso passa a ser a prioridade da sua vida (ou uma das prioridades), ele cria em torno do seu objetivo um foco permanente, passa a tirar do seu cotidiano tudo aquilo que o atrapalha e não é essencial, procura organizar um ambiente de estudos, busca se municiar de um acervo de material de estudos qualificado, freqüenta um curso preparatório e se relaciona com pessoas que estão com o mesmo propósito.

Claro que nem só de uma rotina árdua vive o concurseiro. Acho importante que mesmo os que trabalham, têm filhos, etc., devem intercalar os estudos com o lazer comedido e com uma atividade espiritual. Até porque quando a rotina de estudos passa a ser algo natural na nossa vida, de maneira que não possui um “peso” difícil de sustentar, a transformamos em hábito.

Alguns pensamentos para nossa inspiração:

"O que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser realizado" (Napoleon Hill) 
Pensamentos geram sentimentos, que geram ações, que geram resultados no mundo físico. (Lei Da Atração) 
O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.  (Antoine de Saint-Exupéry)       
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e ele o fará (Sl 37:5)

3 comentários: